Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66537

Compartilhe esta página

Título: O ensino de coesão e coerência com o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs)
Autor(es): Silva, Georgia Benigna Correia da
Viana, Zuila Christina de Moura
Palavras-chave: tecnologias digitais; coesão; coerência; língua portuguesa; práticas pedagógicas; textual.
Data do documento: 20-Ago-2025
Citação: SILVA, Georgia Benigna Correia da; VIANA, Zuila Christina de Moura. O ensino de coesão e coerência com o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). 2025. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Língua Portuguesa - EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso propõe uma investigação sobre como o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) têm contribuído para o ensino de Língua Portuguesa, especialmente coesão e coerência. A metodologia utilizada foi investigação qualitativa, de natureza bibliográfica, voltada à análise e interpretação de produções acadêmicas dos últimos 15 anos que abordam o ensino de coesão e coerência textual por meio do uso de tecnologias digitais, no contexto do ensino de Língua Portuguesa. Foram analisados 13 produções acadêmicas (artigos e trabalhos de conclusão de curso) que promoveram reflexões sobre o tema em questão, sendo evidente que o uso das tecnologias digitais podem ampliar o aprendizado mas é necessário que haja formação docente habilitada, infraestrutura tecnológica com acesso a todos e práticas pedagógicas atualizadas com o contexto social dos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66537
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Zuila Christina de Moura Viana e Georgia Benigna Correia da Silva.pdf637,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons